O filme 'Cruzada' retrata uma época em que Jerusalém era disputada por cristãos e muçulmanos, e o papel dos cavaleiros era central na defesa do rei e na defesa desta cidade sagrada. Neste contexto, um dos cavaleiros mais fiéis ao rei está à morte e desafia seu filho, Balian, a assumir o seu papel na defesa do rei e na luta por um mundo melhor. Suas últimas palavras são usadas para ungir e comissionar seu filho como cavaleiro em seu lugar. Este era seu juramento:
"Seja forte e destemido diante de teus inimigos
Seja bravo e correto para que Deus possa amá-lo
Fala a verdade sempre, mesmo que isso te leve à morte
Proteja os indefesos e não faça o que é errado."
Filmes como este nos inspiram e nos trazem à lembrança o nosso próprio chamado. Deus nos criou com o propósito de avançar seu reino, de trazer transformação e vida, e isso sempre vai envolver um confronto com as trevas.
Assim como o jovem Balian, nós também temos o nosso juramento, nosso código de conduta. Como Deus diz em sua palavra em diversos momentos e para diversos personagens: "Sê forte e corajoso, não temas... que as palavras deste livro da lei não se apartem da tua boca... não te desvies, nem pra direita ou esquerda... faz o que é certo, sempre... resiste firme na fé... confia em Deus..." e assim por diante.
Que todos sejamos lembrados do nosso juramento de defender o Rei e avançar seu reino, mesmo quando isto não for conveniente. Somos Cristãos, temos uma missão, temos nossas armas poderosas em Deus, temos um Rei, e temos nossa declaração de fé e código de conduta. Mantendo fé e boa consciência, vamos avançar o Reino de Deus!
Flavio Schroder
|