|
Na semana que passou, foi comemorado a Festa de Purim, o dia em que Deus promoveu um grande livramento ao povo judeu. A intervenção de Deus significou uma mudança completa de expectativas, antes luto, tristeza e destruição, mas depois um tempo de festa, alegria e muita celebração. Deus sempre tem a última palavra, e ele sempre está pronto a intervir a favor de seu povo.
Uma parte importante nesta história foi a participação de Ester e de Mordecai. Deus pode agir sozinho, mas escolheu agir conosco. Ele quer nos envolver nos assuntos do reino, nos seus planos para a história. Cada um de nós tem uma parte a contribuir.
No caso de Ester, contudo, fica evidente a ajuda imprescindível de Mordecai. Se não fosse a atuação de Mordecai, é bem possível que a história seria diferente. Mordecai pode ilustrar a participação do Espírito Santo em nossa jornada. Sempre ao nosso lado, orientando, protegendo, repartindo sabedoria e até corrigindo. Sem a pessoa do Espírito de Deus conosco não vamos completar nossas carreiras.
Existem muitas variáveis a controlar. E é bem difícil ser um ‘expert’ em todas as áreas de nossas vidas. Temos tanto a fazer, detalhes a cuidar, filhos a educar, trabalho, relacionamentos, cuidados pessoais, saúde, sustento, e em tudo isso, fazer com que nossa vida tenha sentido e alcance um alvo.
Jesus certa vez falou que pouco é necessário, mencionando que temos uma escolha, isto é, confiar nele para nos guiar. Não temos acesso ao futuro, coisas ocultas para nós hoje. Como nos preparamos? Somente andando bem perto de Deus, confiando que ao segui-lo, mesmo tendo que fazer coisas que hoje não parecem necessárias, temos certeza que nosso Deus vai levar a bom termo tudo o que nos diz respeito.
Flavio Schroder
|
|
|
|