|
“Pagai a todos o que lhes é devido... a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Rm 13:7
Hoje comemoramos o Dia dos Pais, um dia para homenagear aqueles que merecem toda a nossa admiração e respeito. Ser pai é um enorme privilégio, mas também uma grande responsabilidade. Pais têm um papel fundamental em forjar a identidade de seus filhos, e é por isso que precisam muito da ajuda de Deus. Na Bíblia lemos, “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6:2-3). Vemos o destaque que é dado a este mandamento, pois existe promessa de bênção e longa vida para aqueles que o observam.
Numa sociedade desprovida de valores morais e familiares, que Deus avive sua igreja para que sejamos luz neste mundo. Que Deus abençoe e fortaleça os pais e traga restauração à família cristã. Este mandamento é tão importante como base na sociedade que deve ser observado não só neste dia, mas sempre. Honra é um dos valores fundamentais para uma vida frutífera. É numa cultura de honra que podemos experimentar um maior crescimento em nossas vidas. Em primeiro lugar, honramos a Deus. Honramos nossos pais, nossos líderes, aqueles em autoridade, e também aos mais velhos.
Honra é algo do coração, é estimar e dar valor como algo precioso. Não só com palavras, mas inclui viver de tal maneira que abençoe a pessoa honrada. Nós honramos a Deus quando vivemos uma vida de honra e respeito. Quando honramos nossos pais, Deus considera que estamos honrando a ele. Ao desenvolvermos cada vez mais esta virtude, que Deus nos abençoe com longa vida e que tudo vá bem.
Flavio Schroder
|
|
|
|